quinta-feira, 19 de março de 2009

SOBRE O PROJETO TAMAR

As tartarugas marinhas continuam ameaçadas de extinção, por isso, projetos de proteção às tartarugas são de suma importância para o Brasil. O mais conhecido e respeitado é o PROJETO TAMAR.

O Tamar foi criado em 1980 com objetivo de proteger as tartarugas marinhas através da geração de alternativas econômicas sustentáveis.
O nome Tamar é uma abrevição das palavras “tartaruga marinha”. A síntese se mostrou necessária ainda no início dos anos 80, para a confecção das pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas.

Desde então, o Projeto Tamar passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, que é executado pelo IBAMA, através do Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas (Centro TAMAR-IBAMA), órgão governamental; e pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisas das Tartarugas Marinhas (Fundação Pró-TAMAR), instituição não governamental, de utilidade pública federal.
Dentro de uma enorme infra-estrutura, junto a comunidades locais, o Tamar protege as tartarugas do nascimento até ao longo de suas vidas.

O Tamar conta ainda com o patrocínio da Petrobrás desde 1983. A empresa apoia o projeto oferecendo combustível para os jeeps, contratando mão-de-obra especializada, estagiários e pescadores.

Essa união do governamental com o não-governamental revela a natureza institucional híbrida do Projeto Tamar. O Tamar conta também com a participação de empresas e instituições nacionais e internacionais, além de organizações não-governamentais.
As atividades do projeto são organizadas a partir de três esferas de ação: conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável, onde a principal ferramenta é a criatividade.

Desde o início, tem sido necessário desenvolver técnicas pioneiras de conservação e desenvolvimento comunitário, adequadas às realidades de cada uma das regiões trabalhadas. As atividades estão concentradas em 22 bases, distribuídas em mais de 1100 km de costa.

O Tamar atua em diversas regiões brasileiras, com bases em:
Almofala - CE, Atol das rocas - RN, Fernando de Noronha - PE, Ponta dos Mangues - SE, Pirambu - SE, Abaís - SE, Mangue Seco - BA, Sítio do Conde - BA, Costa do Sauípe - BA, Praia do Forte - BA, Arembepe - BA, Itapuã - BA, Mucuri - BA, Subaúma - BA, Vitória - ES, Guriri - ES, Pontal do Ipiranga - ES, Povoação - ES, Regência - ES, Anchieta - ES, Bacia de Campos - RJ, Ubatuba - SP e Florianópolis - SC.

Desde a sua criação, o Projeto Tamar investe recursos humanos e materiais para adquirir o maior conhecimento possível sobre a biologia das tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, priorizando pesquisas aplicadas que resolvam aspectos práticos para a conservação desses animais. Conhecidos pela grande capacidade migratória, com um ciclo de vida de longa duração, as tartarugas ainda são um mistério para pesquisadores do mundo inteiro.

Nenhum comentário: