quinta-feira, 19 de março de 2009

SOBRE A LAGOSTA

O Brasil possui cinco espécies de lagostas.
A lagosta vermelha e a cabo verde são as mais importantes e os principais alvos da pesca predatória. No folder há fotos das lagostas em tamanho real com uma régua mostrando o mínimo que cada lagosta deve medir para ser consumida. A vermelha não pode ter menos de 20,5 centímetros, sendo 13 centímetros de cauda, e a cabo verde tem que ter 17,5, centímetros, sendo 11 centímetros de cauda.

Este é um exemplar da Lagosta Vermelha.

As outras espécies nacionais são: lagostinha, lagosta-sapata e a sapateira que são capturadas em menor escala e por isso não correm risco de extinção. A lagosta coloca cerca de 200 mil ovos, mas apenas 1% desses se desenvolvem. Quando atinge o tamanho adulto, ela já se reproduziu pelo menos uma vez.

O período do defeso ocorre de 1º de dezembro a 31 de maio e coincide com as férias de verão, ÉPOCA DE MAIOR CONSUMO nas localidades praianas.
(Por falta de informação dos Turistas)

O Brasil é o terceiro maior exportador de lagosta do mundo.

Entretanto, entre 1991 e 2006, a produção nacional caiu de 11 mil toneladas para 7 mil toneladas. Para reverter essa situação, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) lançaram hoje (4) uma campanha para o consumo consciente do crustáceo e um plano com medidas para evitar a pesca predatória.

A campanha de consumo legal de pescados voltada à preservação da lagosta consiste na distribuição de materiais informativos, em português e inglês, a turistas brasileiros e estrangeiros, em todos os aeroportos do país. Como o período do defeso ocorre de 1º de dezembro a 31 de maio e coincide com as férias de verão, a idéia é alertar as pessoas que viajam para o Nordeste.

Nenhum comentário: