quinta-feira, 19 de março de 2009

CORAIS - SAIBA MAIS A RESPEITO

O QUE SÃO?
Corais são animais marinhos do grupo dos cnidários, que inclui também as anêmonas, as águas-vivas ou medusas e os "corais de fogo" (hidrozoários). São invertebrados (animais sem espinha dorsal) capazes de secretar por baixo do tecido um esqueleto externo calcário (como nossos ossos) ou córneo (como nossas unhas). Este esqueleto é responsável pela fixação do coral ao substrato no fundo do mar, servindo também como proteção.

Estes sao corais de fogo

O corpo dos corais é chamado de pólipo, que consiste em uma estrutura cilíndrica em forma de saco, com uma cavidade interna que se abre apenas em uma extremidade, a boca. Rodeada por tentáculos, a boca age tanto na ingestão de alimentos, quanto na eliminação de resíduos. Os tentáculos são estruturas dotadas de uma grande quantidade de células especializadas chamadas cnidócitos, que contêm substância urticante e paralisante, e servem para capturar presas e defender o pólipo. No interior do tecido do coral vivem várias algas microscópicas chamadas zooxantelas. Estas algas possuem uma relação de simbiose com o coral, na qual a alga fornece ao pólipo alimento através do processo de fotossíntese e, em troca, recebe proteção e nutrientes.

NUTRIÇÃO ( Como se alimentam)

No interior do tecido do coral vivem várias algas microscópicas chamadas zooxantelas. Estas algas possuem uma relação de simbiose com o coral, na qual o benefício da relação é mútuo.
A alga fornece ao pólipo alimento através do processo de fotossíntese, no qual as células da planta utilizam a luz do sol que atravessa a coluna d’água para converter dióxido de carbono no tecido do pólipo em oxigênio e carboidratos. O oxigênio é utilizado pelo pólipo na respiração e os carboidratos como fonte de energia para a construção do esqueleto calcário.
Em troca, o pólipo fornece às algas endosimbiontes nutrientes, proteção e dióxido de carbono, um sub-produto da respiração indispensável ao processo de fotossíntese.
Em adição a esta fonte de nutrição interna, alguns corais de alimentam do plâncton. O plâncton é formado por criaturas, tanto vegetais quanto animais, que se movem passivamente a coluna d'água ao sabor das correntes oceânicas e dos ventos. A maioria do plâncton é muito pequena para ser vista a olho nu.

A maioria dos corais se alimenta do plâncton apenas durante à noite, estendendo seus tentáculos no período de menor ação de predadores. Durante o dia, os tentáculos permanecem contraídos no interior do esqueleto calcário para proteção.

Nenhum comentário: