terça-feira, 30 de setembro de 2008

BALEIAS JUBARTE - NA COSTA BRASILEIRA

A Bahia e o Espírito Santo constituem as áreas com maior concentração de baleias-jubarte no Brasil.

Nos últimos anos, as avistagens de baleias jubarte no litoral norte da Bahia, incluindo a região metropolitana de Salvador, passaram a aumentar significativamente, indicando a recuperação desta população e sugerindo o repovoamento de uma antiga área utilizada pela espécie antes da época da caça.

A Baleia Jubarte, se reproduz em águas brasileiras, existem registros de encalhes e avistagens de baleia jubarte ao longo de praticamente toda a nossa costa, indo do Rio Grande do Sul ao Piauí, incluindo o arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas. Mas apesar deste registro extenso, a maior concentração de baleias ocorre no Banco dos Abrolhos, sendo esta a principal área de reprodução da espécie no Atlântico Sul Ocidental

Os levantamentos realizados pelo Instituto Baleia Jubarte permitiram compreender como as baleias-jubartes utilizam e se deslocam nas regiões ao norte e ao sul da concentração reprodutiva e qual a importância destas áreas para a reprodução e recuperação da espécie no Brasil. As estimativas mais recentes, feitas através de sobrevôos realizados no âmbito deste mesmo estudo, indicam uma população de cerca de 6251 indivíduos da espécie para a costa brasileira.

Um dos aspectos fascinantes de se estudar as baleias jubarte é que elas têm uma longa expectativa de vida. Estima-se que as jubartes possam viver mais de cinqüenta anos, se não forem vítimas de nenhum dos impactos ocasionados pelo homem. Desta forma pesquisadores e baleias podem compartilhar décadas de suas vidas um com o outro, assim como velhos amigos compartilhando suas lembranças.

Para ver mais sobre as Baleias Jubarte : INSTITUTO BALEIA JUBARTE


Nenhum comentário: