Nos últimos anos, as avistagens de baleias jubarte no litoral norte da Bahia, incluindo a região metropolitana de Salvador, passaram a aumentar significativamente, indicando a recuperação desta população e sugerindo o repovoamento de uma antiga área utilizada pela espécie antes da época da caça.
Os levantamentos realizados pelo Instituto Baleia Jubarte permitiram compreender como as baleias-jubartes utilizam e se deslocam nas regiões ao norte e ao sul da concentração reprodutiva e qual a importância destas áreas para a reprodução e recuperação da espécie no Brasil. As estimativas mais recentes, feitas através de sobrevôos realizados no âmbito deste mesmo estudo, indicam uma população de cerca de 6251 indivíduos da espécie para a costa brasileira.
Um dos aspectos fascinantes de se estudar as baleias jubarte é que elas têm uma longa expectativa de vida. Estima-se que as jubartes possam viver mais de cinqüenta anos, se não forem vítimas de nenhum dos impactos ocasionados pelo homem. Desta forma pesquisadores e baleias podem compartilhar décadas de suas vidas um com o outro, assim como velhos amigos compartilhando suas lembranças.
Para ver mais sobre as Baleias Jubarte : INSTITUTO BALEIA JUBARTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário