sábado, 9 de maio de 2009

CAERC TAMBEM ATUA NA PENINSULA DE MARAU

A Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (CAERC) foi criada em 29 de dezembro de 2005, mediante lei n. 9.848 e instalada em 29 de janeiro de 2006, abrangendo as regiões do Baixo e Médio Sul, indo de Canavieiras – passando por Itabuna, Ilhéus e Itacaré – até o município de Valença, na Costa do Dendê. A Companhia de Ações Especiais na Zona Industrial (Ceazi) atua mais na Região Metropolitana. A criação das companhias especiais integra um conjunto de ações desenvolvidas para intensificar o combate ao crime no interior, notadamente aqueles relacionados a roubos a agências bancárias e a passageiros de ônibus intermunicipais e interestaduais, tráfico de armas e drogas, dentre outras modalidades.

A CAERC tem sua zona de responsabilidade e de atuação em 48 Municípios com uma área territorial de 24.666 KM² e uma população total atendida em cerca de 1.256.687 habitantes, destacando-se ai os municípios de Ilhéus, Itabuna, Valença, Ubaitaba, Camamu, Itacaré, Una, Canavieiras e Maraú, que através de seus notáveis atributos turísticos têm sido alguns dos locais mais visitados por pessoas locais, nacionais e estrangeiros.
A CAERC tem como missão buscar a excelência do desempenho institucional e o pleno atendimento às missões do policiamento especializado na Área de Responsabilidade da Unidade, administrando pessoas e propiciando a harmonização entre os interesses individuais e coletivos com vistas ao bem-estar social e à racionalização do uso de recursos públicos, e tem uma preocupação permanente que é o cumprimento desta missão. Essas companhias complementam as ações do policiamento ostensivo normal. Elas estão prontas para dar uma resposta mais dura no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas e armas. Todos os seus componentes receberam treinamento especial, além dos equipamentos adequados a ações de maior porte. O apoio operacional as Unidades Policiais Militares existentes na área de responsabilidade da CAERC (2º BPM, 15ºBPM e 33ªCIPM) nas operações que necessitem do emprego de policiamento especializado em ações especiais; tais como: · Rebeliões em presídios
· Reintegração de posse
· Grandes festas populares
· Combate ao narcotráfico
· Prevenção a roubo de bancos
· Incursões em áreas de risco
· Emprego de CTDC
Para tanto, procura atender aos anseios da população que vive nas localidades sob a cobertura da CAERC, e aqueles que passam pelo corredor turístico compreendido entre Canavieiras e Valença, oferecendo segurança e mantendo a ordem pública. E, imbuída do propósito de dar o melhor para a comunidade, a OPM intensifica o aprimoramento dos padrões de qualidade e profissionalização do seu efetivo, buscando sempre o aperfeiçoamento técnico, tático e institucional; utilizando os recursos disponíveis, quer humano, material e/ou orçamentário, bem como procurando aumentar a auto-estima do quadro efetivo humano.
O desafio de estruturar, iniciando do zero, uma Companhia de Ações Especiais, se renovará a cada etapa vencida, por conta da complexidade do serviço a ser oferecido. Mas contaremos com o apoio necessário dos Órgãos que compõem a estrutura sistêmica da PM, com aval do Comandante Geral da Corporação, do Comando do Policiamento Especializado e outros Órgãos do Estado que sempre se predispuseram a auxiliar e apoiar as atividades da Polícia Militar.
TELEFONE DA CAERC: (73) 3639-2097
Posted fevereiro 26th, 2008 by Roberto Rabat Chame
Para ver mais:
http://www.r2cpress.com.br/node/1213

Nenhum comentário: