quinta-feira, 19 de março de 2009

O BAMBU - COMO TIRAR - COMO TRATAR

Segundo a botânica Ximena Londoño da Colômbia e diversas culturas de bambu o fator principal para se obter culmos resistentes de bambu é a forma e hora da colheita. A época do ano que o bambu guarda uma maior parte de suas reservas nas raízes (rizomas) é o inverno, o momento antes do aparecimento dos novos brotos. Colhendo nesta hora obtemos um bambu com menos açúcar, que é o alimento dos insetos e fungos que se alimentam do bambu, e estes aparecem menos no inverno. No Brasil e no Hemisfério Sul esta época acontece no meio do ano. Por isso a cultura popular brasileira afirma que são os meses sem a letra "r": maio, junho, julho e agosto. Após este período começa a geração de novos brotos.
Outra atenção especial a ser tomada é a idade do bambu. Para fins de tecelagem ou cestaria usam-se os bambus jovens e imaturos, pela sua flexibilidade. Para fins de construção deve-se usar os bambus maduros, mas não podres, com cerca de 3 a 4 anos, quando atingiram sua resistência ideal.
Estando na época certa do ano deve-se escolher a fase adequada da lua , esta sendo a lua minguante. A razão científica para este fato ainda está sendo investigada, mas é corroborado pela cultura popular e pela experiência.
Dentro da fase adequada da lua, escolhem-se as horas antes do amanhecer como as ideais. Após o corte aconselha-se deixar o bambu em pé no local de colheita, ainda apoiado nos vizinhos, por cerca de 2 a 3 semanas. Neste tempo ele secará, mas ainda nos estados de temperatura, pressão e umidade em que sempre viveu. Os passos seguintes diferem muito entre si na quantidade de culmos, disponibilidade de recursos e transporte, fins, etc...
SECAGEM
O culmo cortado ainda estará úmido por dentro, e, desejando utilizar-se o bambu para fins de construção de objetos ou estruturas deve-se secá-lo para obter resistência e durabilidade. Pode-se apoiar o bambu, ainda com as folhas, em um aposento arejado com chão e parede livres de umidade, sob proteção da chuva e do sol, e, dependendo da espécie e das condiçòes climáticas, deixar a seiva escorrer e evaporar de 2 a oito semanas.
Com fogo podem-se obter resultados mais rápidos, mesmo com climas mais frios e úmidos. Segundo Johan Van Lengen, do Instituto Tibá, no seu livro "Manual do Arquiteto Descalço": "faz-se um buraco pouco profundo e cobre-se o solo e as esquinas com tijolos, para que não perca calor. O bambu deve ser colocado a uns 50 cm acima do fogo. Para que seque de maneira uniforme, deve-se virar os troncos de vez em quando. Com este método, a parede do tronco fica mais resistente aos insetos, mas cuidado! Se o fogo é muito forte pode abrir ou deformar os troncos."

secagem com fogo pg. 354- Johan Van Lengen -
"Manual do Aruiteto Descalço" - Ed. Tibá

FERVURA / COCÇÃO
Um modo muito utilizado para tratamento de bambu é ferver o bambu em água. Aconselham-se períodos de 15 a 60 minutos para cada grupo. Os fornecedores de bambu da região serrana do Rio de Janeiro costumam passar um pano molhado de óleo diesel no bambu antes de ferver. A soda cáustica é outra forma recomendada de tratamento, e deve-se misturar à água na proporção de 10 (água) para 1 (soda cáustica), mantendo o tempo de cocção de aproximadamente 15 minutos.
TRATAMENTO QUÍMICO
O ácido bórico é o elemento mais utilizado no tratamento químico de bambu. Pode-se utilizar um produto pronto (como o BORAX) ou preparar uma solução, como a sugerida por Johan Van Lengen:
substância
Kg
sulfato de cobre
1
ácido bórico
3
cloreto de zinco
5
dicromato de sódio
6
"Manual do arquiteto descalço" pg.356 -
Johan Van Lengen - Tibá


Para banhar os troncos na solução pode-se construir uma banheira com barris de ferro cortados ao meio e soldados, como na sugestão mais uma vez de Johan Van Lengen:

banheira de barril de ferro pg. 356- Johan Van Lengen -
"Manual do Aruiteto Descalço" - Ed. Tibá

Esta banheira pode ser adaptada para cozinhar os bambus, se afastada do chão para queimar lenha.

ÁGUA
O bambu pode ser tratado apenas pela permanência em água parada (piscina ou tanque) por algumas semanas, porém precisará passar por um processo de secagem demorado após o banho. Pode-se banhar também em água corrente (riachos).

17 comentários:

ana disse...

gostava de saber se o bambu pode apanhar sol direto?

Anônimo disse...

nonono. hai que passar filtro solar!

Maria Regina disse...

Acho o babu maravilhoso, principalmente para decoração.

Gláucia disse...

Gostaria de saber se, dependendo do tipo de tratamento do bambu, há diferença de coloração final, se fica mais claro ou mais escuro,etc.e se há necessidade de fazer todos os tratamentos citados.

maria jose disse...

No meu sitio tenho bastante bambu gigante e bambum mirim(bambulin)e bambu normal fino,gostaria de trabalhar com isso mas preciso saber o processo de tratamento e como fazer isto

Carlos Henrique disse...

Sou Artesão e tenho um projeto para trabalhar com bambú

Anônimo disse...

Ferva o banbu em uma caldeira de Ferro com agua e diesel linpe com pano e seque.

Unknown disse...

Olá posso só enverniza? Ele vai ficar exposto no tempo pois quero fazer um portão

Cleber disse...

moro no sítio e trabalho com bambu, a época de colheita realmente influencia muito na qualidade e os meses estão corretos. Devido a pouco umidade dos meses destacados e principalmente na lua minguante onde os poros estão ainda mais fechados evitando a proliferação de insetos que habitam no bambu. eu não faço o cozimento apesar de conhecer a técnica faço a queima do bambu com maçarico (lança chamas) logo após a queima passo óleo diesel comum com uma esponja e deixo secar as vezes até por 30 dias dependendo da utilização que farei do mesmo. Para impermeabilização após a secagem passo uma solução de etanol com cola de madeira branca diluída, funciona como uma espécie de verniz com uma coloração um pouco mais branda...

Unknown disse...

Nossa muito bom seu comentário quero fazer um tipo de galpão mais não sei como tratar , para fazer as colunas.

Babum disse...

trnho alguns rachando antes de tratar com a quimica, por causa do sol... o plastico preto so deixa muito mais quente em baixo, entao ele racha pelo calor ou pela luz solar? pq o plastico so vai piorar

Unknown disse...

Tenho interesse em fazer o curso

Unknown disse...

Alguém sabi á onde está tendo o curso de artesanatos de banbu

Jairo disse...

Qual a duração do bambu como filtro de água, em quanto em quanto tempo temos que trocar o bambu.

Marcos André Ribeiro disse...

Pessoal, vejam isto: https://www.bambu.com.br/
Um marketplace exclusivo para o mercado do bambu. O site é colaborativo e tem lojas de pessoas e empresas, que fornecem entre si, bambus tratados, in natura, brotos de bambu, ferramentas para bambu, móveis de bambu, cursos de bambu, livros e uma série de produtos feitos de bambu.
Vale a pena conferir os produtos disponíveis e se cadastrar para receber notícias sobre os novos fornecedores e produtos.

Anônimo disse...

a empresa de empréstimo que me concede um empréstimo de 5.000.000,00 USD Quando outros investidores negligenciam minha oferta, mas o sr. benjamin lee me concede um empréstimo de sucesso. eles estão diretamente no financiamento e no projeto de empréstimos em termos de investimento. eles fornecem soluções de financiamento para empresas e indivíduos que buscam acesso a fundos do mercado de capitais, podem ajudá-lo a financiar seu projeto ou expandir seus negócios .. Email Contato :::: Também lfdsloans@outlook.com ou Escreva no WhatsApp número +1- (989) -394-3740)

Unknown disse...

Qual o tempo posso tratar o bambu a fogo(maçarico),após a colheita?